Este ano, os municípios brasileiros irão eleger aproximadamente 65 mil vereadores e 5570 prefeitos. O número de candidatos proporcionais (às câmaras municipais) será o menor dos últimos tempos. Isso porque uma mudança na legislação eleitoral feita em 2021 estabeleceu que cada partido poderá apresentar no máximo um número de candidatos que seja equivalente ao número de cadeiras no Legislativo municipal mais um.
Por que este ano haverá menos candidatos a vereador em Teresina
Aqui na nossa cidade, cada agremiação poderá apresentar até 30 candidatos, pois há 29 cadeiras na Câmara de Teresina. Até a última eleição, cada agremiação podia lançar até 1,5 vez o número de cadeiras — ou seja, 43 candidatos.
Essa redução fez com que o número geral de candidatos no Brasil caísse bastante. Dos cerca de 550 mil que disputaram a última eleição, prevê-se que agora o número máximo não ultrapassará 440 mil. Fazendo uma conta grosseira, isso significa que, a cada 480 brasileiros, 1 resolveu se candidatar.
A dura disputa entre os candidatos
É uma disputa dura. No final do processo, de cada 7 que se apresentarem, somente um será eleito. É tão difícil ser aprovado nesse grande concurso da democracia quanto entrar num bom curso de direito numa faculdade renomada como a PUC de São Paulo.
Há candidatos para todos os gostos. Mas como muita gente desconfia da política e dos políticos, vou aproveitar essa “efeméride” para fazer algumas considerações.
Primeiramente, olhe ao seu redor. Perceba como o Estado, representado pela Prefeitura e Câmara dos Vereadores nos municípios, é importante para a sua vida. É esse poder que vai escolher o que é prioridade e o que não é para a população.
Asfaltar uma avenida ou construir uma escola? Cada pauta é importante, restando ao mundo da política estabelecer, por meio de discussões públicas, o que deve ser feito com os impostos que todo mundo paga.
As funções de legislar e governar são muito nobres. É por isso que não se pode usar a nossa frustração com os maus políticos em regra geral e entrar no jogo dos que acham que tudo o que há de ruim no planeta é culpa dos políticos.
Nenhum político chega à câmara ou à Prefeitura só porque quer. Todos têm que passar por esse concurso que a cada quatro anos renova os mandatos, tira alguns e coloca outros em seu lugar. Quando isso é feito com critério, a boa política aparece. Desaparecem os conchavos, os acertos oportunistas e tudo mais que o eleitor tanto critica na má política.
A responsabilidade do eleitor em escolher os candidatos a vereador em Teresina
Como todo mundo sabe, não se fazem bons barcos com madeira ruim. E quem oferece a madeira para a confecção dos barcos da política é você, eleitor.
Se você achar que a hora do voto é também a hora da brincadeira, da sacanagem ou da vingança, saiba que quem perde é você mesmo. Perde duas vezes — primeiro, porque deixa de eleger alguém capaz e alinhado com as demandas da coletividade; segundo, porque vai passar os próximos quatro anos sofrendo as consequências.
A pessoa que vota em alguém sabidamente corrupto, desumano ou em desacordo com a vontade legítima de seu povo está, na verdade, dando um tiro no próprio pé. Sabe o que acontece quando um político ruim ganha uma eleição?
Simples! Basta ver como estão as coisas em Teresina. Preste atenção à dificuldade que todo mundo tem para ir e vir na cidade. Não tem transporte decente. Não tem ônibus, e quando tem, faltam lugares para acomodar tanta gente.
As escolas são péssimas. O conforto dos alunos não existe. Os professores são mal treinados — muitas vezes, são maltratados com atrasos no pagamento dos salários.
Falta merenda nas cantinas. Crianças são obrigadas a comer farinha cozida na água, apenas amido, quando seus pequenos corpos reclamam por proteína, o combustível do crescimento.
A saúde fica do jeito que está: um caos total, com prateleiras vazias nas farmácias dos hospitais e muita gente sofrendo com isso. As cirurgias eletivas nunca acontecem. Consultas com especialistas levam anos para acontecer.
Enfim, o quadro que todo mundo aqui em Teresina conhece tão bem. Mas como evitá-lo?
Se você me permite uma sugestão, use os próximos 100 dias para conhecer os candidatos, as propostas, o que fulano fez ou deixou de fazer na sua vida pessoal. Esses são os elementos de que você dispõe para evitar que o que acontece hoje se repita nos próximos quatro anos.
E quando chegar a hora de votar, em 6 de outubro, esteja preparado para atuar como um autêntico cidadão preocupado com o destino da cidade, da sua vida, da vida do seu filho e de todos os demais que dependem, e muito, do Poder Público. A sua parte é escolher entre os melhor cnadidatos a vereador em Teresina.
Conheça minhas propostas para Teresina
Se quiser conhecer as minhas propostas para uma Teresina muito melhor do que a que temos hoje, visite meu site em www.danielcarvalho.org. Sigam minhas redes sociais. Meu Instagram é instagram.com/danielcarvalho.the.