Você sabe quantos litros de água são necessários para gerar a eletricidade que mantém acesa a luz de um único poste em Teresina? Quase 300 litros por hora. Ao final de uma noite, cada ponto de iluminação terá consumido 3.600 litros de água dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras.
A água é um recurso finito e está cada dia mais escasso. Encontrar formas de preservar nosso potencial hidrelétrico é um imperativo deste começo de século. Felizmente, a tecnologia avança rapidamente. Hoje existem várias fontes alternativas — e limpas! — de energia para manter a cidade, as empresas e as casas funcionando.
A Prefeitura de Teresina vai despender ao longo deste 2024 R$ 97 milhões para pagar apenas a iluminação pública. E não estou mencionando as despesas com eletricidade nas escolas, estações elevatórias, hospitais e prédios públicos da administração municipal, pois isso elevaria essa conta para a casa do 310 milhões de reais por ano. Neste artigo vou tratar apenas da iluminação pública.
Será que, à luz das conquistas tecnológicas dos últimos anos, nossa cidade precisa gastar toda essa fortuna com eletricidade?
A resposta, definitivamente, é não!
Teresina é uma das cidades mais ensolaradas do País. O mesmo sol que nos sufoca de calor também pode iluminar placas fotovoltaicas e produzir energia elétrica abundante para manter as luzes da cidade acessas à noite — e para assegurar também o funcionamento de boa parte das instalações públicas do município. Nós temos, em média, 2.500 horas de luz solar por ano. Com a implantação de 300 paineis fotovoltaicos, conseguiríamos produzir toda a eletricidade que hoje temos que comprar e pagar caro das geradoras.
E tudo isso sem que o contribuinte tenha que continuar pagando a famigerada COSIP, ou Contribuição de Iluminação Pública. Você provavelmente pouco sabe sobre esse imposto. Ele vem embtido na conta de luz da sua casa e você paga sem perceber.
Uma administração atenta às demandas de sustentabilidade ambiental e sensível à economia do consumidor precisa se enquadrar nas perspectivas do Século XXI. Nós podemos, devemos dotar a cidade de centrais geradoras de energia fotovoltaica. Isso pode ser feito com financiamento barato do governo federal que será amortizado em cinco anos sem onerar quem paga os impostos.
Durante esse período, a COSIP continuará sendo recolhida normalmente. Mas em vez de comprar a energia das geradoras, nós vamos investir o dinheiro em algo que será nosso. Em cinco anos, quando o financiamento estiver quitado, a cidade não terá mais dispêndio com a compra de energia para a iluminação pública. E sobrarão praticamente R$ 100 milhões por ano para investir nos serviços que a população ainda não tem.
O que dá pra fazer com esse dinheiro? Dá para oferecer transporte público de excelente qualidade para toda a população. Isso acabaria com o excesso de mortes no trânsito provocadas por acidentes com motocicletas que só acontecem porque a população não tem como se deslocar.
Ou poderíamos zerar a COSIP, reduzindo a conta de luz de toda a população. Ou universalizar o acesso ao tratamento de esgoto, limpar nossos rios e fomentar uma atividade turística que vai trazer trabalho e renda para quem hoje ainda está à margem do processo econômico.
Dá pra fazer muita coisa. Podemos transformar o lixo orgânico em energia. Podemos fazer uma ponte estaiada por ano, por exemplo. Ou fornecer eletricidade de graça para a parcela mais pobre da população. Melhorar as nossas escolas, dar mais conforto aos alunos e professoras.
As chances que a tenologia oferece também podem ajudar a resolver o eterno problema do lixo. Os resíduos orgânicos poderiam gerar muita energia, aumentando a oferta para as indústrias e o comécio, e melhorando ainda mais o conforto e o bem-estar da nossa população. Mas sobre isso eu falo na semana que vem.
Teresina, que o poeta Coelho Neto batizou de Cidade Verde há mais de um século, tem tudo para fazer jus a esse epíteto carinhoso nos dias de hoje. E pode mais: com vontade política e políticos de mente arejada, logo será a Capital Verde do País.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos. Para saber mais, visite meu site clicando aqui.
Estamos juntos nessa caminhada , você e um jovem de força e de garra , tem ideias que iram transforma Teresina.
Teresina será bem representada com Daniel na Câmara parabéns pela iniciativa.
Tenho certeza que vc fará tudo isso e muito mais, em frete 👏👏👏👏👏
Teresina so tem a ganhar com nosso futuro vereador, esse sim tem projeto para nossa Teresina
Muito bem futuro vereador, é um projeto que vai revolucionar nossa capital, com muitas vantagens para todos teresinense, é algo que precisa de político com força de vontade e ideias para q num futuro bem próximo termos todos esses benefícios. Que continue lhe iluminando com brilhantes projetos. Abraço, felicidades.
Esse sim vai fazer a diferença na nossa cidade, Teresina precisa de uma pessoa como ele. Nosso vereador 🙏
Ótimo projeto pra Teresina eu sugiro também acrescentar nesse projeto já que e falando do verde de Teresina a proteção e manutenção das margens dos Rios Parnaíba e Poty.
Esse sim merece nosso voto de confiança, tem a oferecer o nossa capital
Importante demais essa sua proposta
Nossa cidade só tem a ganhar
É oq nós precisamos de um
Vereador como vc meu amigo Daniel
Suas ideias são sempre pensando em
Um futuro melhor para a nossa população
Meus parabéns
Parabéns muito bom seu projeto espero muito q possamos conseguir por em prática todos os projetos pensados e empenhados em nossa campanha.
Excelente projeto,tenho convicção q vai executa los
A cidade verde precisa dos seu projeto na Área urbana e cultural hoje Teresina não está mais verde. Precisamos de você Daniel Carvalho.
Um projeto grandioso, vai atender a população em geral. parabéns!
Seriedade e compromisso e com Daniel Carvalho
Eu quero que você seja melhor vereador Teresina piaui vc ajuda comunidade Vila Teresina meu voto é seu trabalho para comunidade poder votar 1.00000 voto para sr meu vereador Daniel Carvalho Deus abençoe sempre vc neide Vila Poty sudeste
Excelente proposta, pois ajudaria muito a população teresinense com a conta de energia e taxa de iluminação pública mais baixas.
Essa proposta muito boa a população teresinesse paga muito cara pela energia q usa .
Parabens Daniel Carvalho pelo compromisso com a população teresine povo precisa de pessoas como vc para nós representar
Parabéns , são Ótimas propostas , vamos juntos nesse grande trabalho ..👏👏👏👍👍
Daniel vc inova em projetos positivo.com certeza sua proposta. é de gente importância a nós teresinense.continue assim
.. parabéns.vamos pra frente.👏👏👏
Parabéns, estão com vc
Estamos com vc
Parabéns um excelente trabalho, vamos todos nós juntos nessa linda caminhada e vamos vencer
Vc vai ser melhor vereador Teresina eu diro chapéu para vc Daniel Carvalho Deus abençoe vc coração ❤ vamos juntos nesse grande trabalho
Excelente ideia nosso futuro vereador; apoio total ao projeto. Que tem a diminuir gastos da prefeitura com recursos que podem ter outras alternativas;como combater o desperdício de água.
Um projeto brilhante, que certamente trará ao teresinense menos calor no corpo e no bolso no dia a dia que reflete nas anulações que mensalmente precisam ser feito diante do orçamento para que se possa manter o indispensável, qualidade de vida. Vc vai longe Daniel Carvalho e estamos aqui, caminhando e te apoiando fortemente.
Ele tem boas promessas e planos o nosso vereador Deus abençõe e continua sempre com a humildade e transparência
Parabéns Daniel! Nossa capital precisa de um choque de gestão, e esse projeto de transformar Teresina em uma capital verde, com energia renovável, plantio de mais árvores para amenizar o calor é de extrema importância, sem falar nos recursos que serão economizados com conta de luz e que investidos em outras áreas como educação, saúde, infraestrura, etc. Pessoas novas, com ideias novas. 👏👏👏.
Que projeto maravilho! nós só temos a ganhar com nosso futuro vereador Daniel Carvalho, uma pessoa inteligente, sensível, cheio de garra e com ideias que favorece o social, Teresina precisa de uma pessoa como você para nos representar, Parabéns.
Gostei
É muito bom de mas